O Facebook é a maior rede social do mundo, disso não se tem dúvidas. Segundo dados da consultoria eMarketer referentes ao segundo trimestre de 2014, a rede possui 89 milhões de brasileiros que acessam o site todos os meses – e 59 milhões que o acessam diariamente. Mas ele não é a única rede social de sucesso – ainda mais quando se trata de ambiente profissional.
Quem desponta nessa área é o LinkedIn, que apesar de não ser tão popular quanto o Facebook, tem mais de 300 milhões de perfis de profissionais espalhados pelo mundo – sendo 16 milhões só no Brasil. Porém, para não ficar para trás, o Facebook investe em uma nova rede, chamada “Facebook at Work” – ao pé da letra, “Facebook no Trabalho”, - que tem como objetivo competir diretamente com o LinkedIn e demais redes sociais voltadas ao interesse profissional.
Programado para ser lançado em 2015, o Facebook at Work oferecerá ferramentas para a melhora do networking, como, por exemplo, a possibilidade de que funcionários de uma mesma empresa trabalhem juntos em projetos utilizando um chat instantâneo, com uma interface parecida com o Messenger. Porém, apesar de ainda não ter sido lançado, o Facebook at Work exigirá do usuário atitudes comuns à outras redes – e você sabe quais são elas?
Ressalto cinco ações simples, porém importantes, para você saber fazer seu marketing pessoal na internet:
01. Tenha atenção ao que conteúdo que posta e à linguagem que utiliza. Isso faz parte da sua imagem.
02. Mantenha seu perfil completo com as informações profissionais mais relevantes. Elas mostram publicamente quem você é.
03. Participe de grupos de discussão para manter-se informado - mas seja seletivo! Há muitos grupos e você não quer perder seu dia inteiro nessa atividade.
04. Participe em grupos de discussão e colabore de verdade. Sendo útil e participativo você chamará a atenção e criará autoridade, mas isso precisa ser feito de forma genuína.
05. Não saia adicionando e puxando conversa "por nada". Todo mundo tem várias coisas pra fazer e redes sociais profissionais não são o lugar para passar o tempo batendo papo.