A comunicação humana é cheia de ruídos e mal-entendidos. Para que isso não se transforme em problemas no seu ambiente de trabalho, é bom cuidar do seu tom de voz e escolher as palavras com atenção.
A recomendação é ainda mais pertinente quando o interlocutor é o seu chefe. Diante disso, o consultor britânico Bernard Marr reuniu no LinkedIn Pulse algumas frases que você deve pensar duas vezes antes de falar para o seu gestor.
Veja a seguir sete sentenças que podem comprometer o sucesso da sua relação com ele, de acordo com o especialista:
1. “Você tem certeza de que quer fazer isso?”
Segundo Marr, é preciso tomar cuidado na hora de questionar uma decisão ou opinião do chefe. Dependendo do seu tom, pode parecer que você está tentando ensinar algo que ele já sabe. “Se você tem algo a dizer, aborde o assunto pensando que o seu chefe não viu ou esqueceu alguma coisa - e não acreditando que ele não sabe fazer o trabalho dele”, afirma o consultor.
2. “Você viu o que o Fulano fez? É tão difícil trabalhar com ele!”
A não ser que o seu colega de trabalho tenha violado gravemente alguma política da empresa, é melhor não falar mal dele para o seu chefe. Além de soar como fofoca, esse tipo de frase pode depor contra a sua ética profissional. “Guarde o drama interpessoal para os seus amigos e familiares”, afirma Marr.
3. “Eu não quis perturbar você com um problema que poderia ter se resolvido sozinho”
Algo deu muito errado e você não avisou o seu chefe a tempo de ele ajudar? A última coisa que ele quer ouvir é a frase acima. “A maioria dos chefes prefere saber sobre problemas em potencial antes de eles acontecerem”, diz o especialista.
4. “Se você não fizer tal coisa, eu me demito”
Ameaças desse tipo soam infantis e podem até arriscar o seu emprego. “Você tem certeza de que é tão insubstituível quanto pensa?”, alerta o especialista. Na dúvida, é melhor desistir dos ultimatos e optar pelo diálogo.
5. “Como eu sou da geração Y…” ou “Pessoas da minha geração…”
Para alguns chefes, a diferença de idade pode ser uma questão delicada ou simplesmente irrelevante. “A menos que você esteja respondendo a uma pergunta especificamente feita para alguém mais jovem, não fale sobre idade nem gerações”, afirma Marr.
6. “Não dá para fazer isso”
Negar de forma categórica um pedido do seu chefe é uma má ideia, na opinião do consultor britânico. Ele aconselha que, em vez de "decretar" a inviabilidade da tarefa, você se concentre em como ela poderia ser realizada da melhor forma possível - inclusive trazendo ideias alternativas.
7. “Eu preciso de um aumento”
Não há problema algum em pedir um salário mais alto ao seu chefe. O único cuidado necessário é com a forma de falar. “Em vez de dizer que você precisa de mais dinheiro, comece descrevendo o seu valor para a empresa, suas entregas e responsabilidades. O seu objetivo deveria ser fazer com que o seu chefe queira dar um aumento para você”, diz o consultor.