A Academia de Polícia Civil Delegado Júlio César da Fonte Nogueira (Acadepol/MS) forma, nesta terça-feira (14), 150 investigadores, escrivães, peritos criminais e peritos papiloscopistas da Polícia Civil, que irão reforçar a segurança pública em todo o Estado.
A formatura será realizada a partir das 8 horas no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, com a presença do governador Reinaldo Azambuja, do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf, e do Delegado-Geral da Polícia Civil, Roberval Maurício Cardoso Rodrigues.
Contratados pelo Governo do Estado por meio de concurso público de provas e títulos, os novos policiais civis foram preparados para a função em 600 horas/aulas práticas e teóricas, com disciplinas como direito penal, processual penal, administrativo, direitos humanos, português e redação, técnicas de abordagem policial e interrogatório, além de aulas práticas de defesa pessoal, algemamento, abordagem veicular e pessoal, tiro, operacional e inteligência policial.
Keila Flores, 33 anos, é uma das novas escrivãs contratadas pelo Governo do Estado. Movida pela vontade, senso de equipe e apoiada por colegas, ela superou dificuldades e limites na academia, e diz estar preparada para o trabalho policial. “Eu sou jornalista de formação e pela correria do dia a dia, antes quase não fazia exercícios, como a academia é puxada exige um ótimo condicionamento físico, tive que me adequar e me superar, mas é muito gratificante, porque agora me sinto preparada para o trabalho policial”, afirma a escrivã.
Da acordo com o diretor da Acadepol/MS, delegado Waldir Carlos Ide, a academia segue a malha curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública e faz adequações às peculiaridades regionais, o que assegura a qualidade do curso e bom preparo dos policiais. “Eles tiveram excelentes aproveitamentos durante o curso e estão aptos a exercerem suas funções nas Delegacias e a prestarem ótimos serviços à sociedade”, destaca o diretor da Acadepol.
Mais contratações
Reafirmando o compromisso com a segurança pública do Estado, o governador Reinaldo Azambuja anunciou na sexta-feira (20), durante solenidade realizada na Associação dos Delegados de Mato Grosso do Sul (Adepol/MS), a convocação para o Curso de Formação, dos 178 aprovados em todas as fases do Concurso Público de Provas e Títulos da Polícia Civil. “O diálogo vai ser permanente, para juntos construirmos uma política de segurança pública não para o Governo, mas para Mato Grosso do Sul e para a sociedade”, afirmou Reinaldo.
Além disso, na próxima sexta-feira (27), serão formados também 166 novos soldados do Corpo de Bombeiros, que serão lotados nas unidades da corporação espalhadas por Mato Grosso do Sul.
No mês de maio acontecem as formaturas de 825 soldados da Polícia Militar, que foram capacitados em polos espalhados por 15 municípios do Estado. Os novos servidores irão reforçar a segurança pública nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.