Após 50 anos na TV, Silvio Santos finalmente adere à alta definição
Silvio Santos em gravação do de seu programa em cenário para alta definição, na última terça
Após quase 52 anos no ar, o tradicional Programa Silvio Santos finalmente está pronto para a alta definição (HD). O programa ganhou novo cenário, reformado para a captação de imagens em alta resolução, e desde terça-feira (17) está sendo gravado e editado em HD. 
 
O SBT, no entanto, só decidirá se vai ou não exibir o "patrão" em HD nos próximos dias. A estreia em HD, se ocorrer, será em abril.
 
A imagem em HD (high definition, com 1.920 x 1.080 pixels), com resolução até três vezes maior do que a SD (standard definition, com 640 x 480 pixels), deixa mais evidentes linhas de expressão dos artistas e exige maquiagem especial e acabamento impecável nos cenários. 
 
Embora brinque dizendo ser "devoto de Nossa Senhora da Plástica", Silvio Santos, 84 anos, vem escondendo  as rugas e as marcas da idade com a qualidade de imagem inferior.
 
Foram raras as vezes em que o apresentador apareceu em alta definição no SBT. Isso aconteceu apenas em programas especiais, como o Teleton e o Troféu Imprensa. Em vídeos publicados pelo SBT na internet, é possível notar a diferença no rosto do animador em alta definição e em resolução mais baixa:
 
O Programa Silvio Santos, que estreou em 2 de junho de 1963 na TV Paulista (atual Globo), é captado em HD desde 2013, porém sempre foi gravado e arquivado em fita, o que reduzia a qualidade da imagem. Por isso, a atração ia ao ar em SD.
 
No final de 2014, o SBT turbinou seus servidores e reformou o cenário de Silvio. Dessa forma, a atração comandada pelo dono do SBT finalmente está sendo captado e arquivado em alta definição. Só falta definir se irá ao ar em HD.
 
Silvio Santos encerrou suas férias duas semanas antes do previsto. Voltou ao Brasil no último sábado (14) e gravou na terça. A previsão inicial era de que o dono do SBT só colocaria os pés na emissora no dia 31.
 
O Programa Silvio Santos é um dos últimos do SBT a aderir à alta definição. Os jornalísticos e a programação infantil ainda não foram transformados em HD.