Em Campo Grande, a mínima será de 22°C, com máxima de 32°C.
Mato Grosso do Sul enfrentará uma semana de calor intenso e condições secas, com temperaturas variando entre 34°C e 37°C, especialmente nas regiões sudoeste, pantaneira e norte do estado. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o tempo seguirá firme até quarta-feira, com sol predominante e variação de nebulosidade.
Valesca Fernandes, meteorologista do Cemtec, explica que um sistema de alta pressão atmosférica está inibindo a formação de nuvens e chuvas, resultando em um ambiente seco e quente. A umidade relativa do ar, entre 10% e 30%, aumenta o risco de incêndios florestais. Autoridades recomendam que a população evite atear fogo em vegetação ou outros materiais.
As temperaturas mínimas variam entre 18°C e 24°C, dependendo da região. Em Campo Grande, a mínima será de 22°C, com máxima de 32°C. Os ventos, predominantes do quadrante norte, atingirão velocidades entre 40 km/h e 60 km/h, com rajadas superiores a 60 km/h.
Nas regiões sul, leste e sudeste, as temperaturas mínimas ficam entre 18°C e 20°C , enquanto as máximas variam entre 30°C e 34°C. Nas regiões pantaneira e sudoeste, as mínimas deverão ficar entre 21°C e 24°C e as máximas entre 35°C e 37°C. Já nas regiões norte e Bolsão, as mínimas ficam entre 19°C e 20°C, com máximas alcançando entre 32°C e 34°C.
O monitoramento climático e as orientações das autoridades são essenciais para a segurança da população e a prevenção de incêndios neste período de condições climáticas extremas.
A partir de quarta-feira (7) o cenário meteorológico começará a mudar com a aproximação de uma intensa frente fria. Entre quarta e sexta-feira (9), espera-se um aumento na nebulosidade e probabilidade de chuvas, além de uma queda acentuada nas temperaturas, especialmente na metade sul de Mato Grosso do Sul.
Haverá melhora nos índices de umidade relativa do ar, com as menores temperaturas previstas chegando até aos 4°C. Pontualmente podem ocorrer valores abaixo de 4°C. O ar frio deverá avançar para todo o Estado e não ficar restrito apenas ao sul, fazendo assim com que as míninas variem entre a casa dos 6°C aos 12°C.