Já está em vigor a nova regulamentação que prevê o aumento da carga horária para o curso de formação de novos condutores para a categoria B, veículos de passeio. A lei federal entrou em efeito para quem fizer exames médicos a partir desta semana.
Para tirar a primeira habilitação o número de aulas práticas passou de 20 para 25 horas. Desde total, cinco horas devem ser aulas noturnas.
Segundo o diretor-presidente do Detran de São Paulo, um acordo foi fechado com o sindicato das Auto Moto Escolas do estado com objetivo de fixar um teto para o reajuste nos preços.
Daniel Annemberg explica que a alta deve ficar entorno de 6%. O diretor-presidente do Detran de São Paulo afirma que não concorda com a regulamentação do Departamento Nacional de Trânsito. Annemberg também diz que “não há um estudo técnico que demonstra que esse aumentou vai melhorar a formação do condutor”.
Já o presidente do Sindicato das Auto Moto Escolas de São Paulo diz que a categoria é favorável a qualquer mudança que traga benefício. Aldari Onofre acredita que as cinco horas a mais irão propiciar mais ensinamentos aos candidatos. “Essa medida por si só não vai resolver todos os problemas oriundos, mas quem ganha com isso é quem vai receber a sua carteira de habilitação”.
Haverá mudanças também para quem já é habilitado na categoria A, de moto, e vai adicionar a B, de carro. A carga horária passará de 15 para 20 horas de aulas práticas, sendo quatro delas durante o período noturno.