Cidade gera energia com turbinas e água

Uma empresa de Portland, nos Estados Unidos, desenvolveu um sistema capaz de gerar eletricidade utilizando o fluxo natural da água de um dos principais sistemas hidráulicos da cidade. A tecnologia produz uma média de 1.100 megawatts por dia, o suficiente para abastecer 150 casas.

Ao contrário da maioria dos sistemas hidrelétricos existentes, o LucidPipe não depende de combustíveis ou condições climáticas como o vento e o sol e não afeta o ambiente físico. Ele converte a energia gerada pelo fluxo da água corrente que passa por pequenas turbinas e a armazena em um gerador.

A tecnologia também pode ajudar os sistemas municipais de água a controlar o custo do fornecimento de água aos clientes, já que as turbinas também geram a eletricidade utilizada para o tratamento de água. A energia é um dos itens que influem no aumento dos gastos do saneamento.

A próxima etapa do projeto será ampliar o sistema à medida que os encanamentos antigos ficarem obsoletos. Segundo o fundador da startup Gregg Semler, o objetivo é levar a proposta a locais onde não há rede elétrica.


O projeto custou US$ 1 milhão de dólares e é fruto de uma parceria com uma empresa de energia renovável da Califórnia e do Departamento de Energia dos Estados Unidos.