A entidade convocou os representantes dos clubes para encontro no dia 13 de novembro, às 14h, na sua sede, em Campo Grande.

Clubes discutirão Estadual 2025 em conselho arbitral agendado para dia 13
Estadual deste ano foi decidido entre DAC e Operário. / Foto: Franz Mendes/Divulgação/Arquivo

A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) confirmou a data para reunião do Conselho Arbitral do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2025. A entidade convocou os representantes dos clubes para encontro no dia 13 de novembro, às 14h, na sua sede, em Campo Grande. Na pauta, apresentação de laudos e contratos para utilização de estádios e detalhes da competição que começa em janeiro.

Na lista de convocados, oito clubes já confirmados na Série A: Operário FC, Dourados AC, AA Portuguesa, Corumbaense FC, Ivinhema FC, Costa Rica EC, Aquidauanense FC e Coxim AC. Participam também campeão e vice da Série B Estadual, que termina no dia 10. CE Naviraiense, EC Águia Negra e CD Sete de Setembro estão na luta pelas duas vagas na zona de acesso.

Em reunião técnico-administrativa realizada no fim de agosto, clubes e Federação decidiram por um formato diferente para o Campeonato Estadual no próximo ano, começando dia 19 de janeiro, e agora essa decisão precisa ser referendada oficialmente. Se mantida, a competição vai permitir que todos os times se enfrentem na primeira fase, em turno único. Segundo a proposta construída em consenso, após as nove rodadas, os dois primeiros colocados se classificam direto para a fase semifinal e os dois últimos são rebaixados para segunda divisão.

Os classificados entre a terceira e a sexta posição, disputam a fase de quartas de final, sendo o terceiro colocado contra o sexto e o quarto contra o quinto colocado. Em jogos de ida e volta, com mando da segunda partida para o time de melhor campanha. O mesmo acontece na semifinal e na decisão. O planejamento prevê a partida de volta da decisão no dia 13 de abril. A competição terá um total de 55 jogos.

Segundo Estevão Petrallás, presidente interino da Federação, as decisões tomadas devem mobilizar o torcedor sul-mato-grossense. "A mudança na forma de disputa do Campeonato Estadual é um passo importante para modernizar o futebol em Mato Grosso do Sul. Nosso objetivo é tornar a competição mais dinâmica, competitiva e atraente para o torcedor, valorizando todos os clubes. Acreditamos que esse novo formato irá proporcionar mais emoção a cada rodada, aumentar o engajamento do público e fortalecer o futebol sul-mato-grossense como um todo", afirma.