É imprescindível que os pais e educadores compreendam a importância de trabalhar a motricidade e a área cognitiva das crianças com TDAH ou dislexia, Muitas das dificuldades apresentadas podem ser devido a transtornos de equilíbrio, da coordenação, da estruturação do esquema corporal, etc. Neste artigo incluímos também uma série de exercícios para ser trabalhada a área cognitiva que também auxiliarão as crianças com dificuldades de aprendizagem muito pontuais. Temos certeza que estas atividades servirão para as crianças que tem TDAH e dislexia, assim como serão muito úteis para pais e professores.
Atividades 1. Espaciais: As crianças devem andar em cima de espaços demarcados, entrar e sair de compartimentos de diferentes tamanhos, passarem por baixo ou por cima de obstáculos, mudarem a direção ou o sentido dos movimentos corporais, colocarem objetos de diferentes tamanhos em recipientes, imitação de movimentos corporais globais ou de membros superiores e inferiores seguindo uma sequência;
TDAH
Temporais: reproduzir diferentes ritmos, criar ritmos, sequencializar figuras, sequencializar fatos a partir da apresentação de uma história.
TDAH
Lateralidade: traçar linhas dividindo objetos simétricos verificando sua igualdade e a relação lado direito e esquerdo, traçar linhas dividindo figuras do corpo humano, movimentar membros superiores ou inferiores direito e esquerdo de maneira alternada, mudar de posição (frente e costas) enquanto movimenta membros superiores e inferiores.
TDAH
Motricidade Geral 4. Consciência global do corpo: andar, correr, saltar, rodar, etc.
TDAH
Equilíbrio estático e dinâmico: ficar parado, ficar num pé só.
Dissociação de movimentos: reproduzir uma série de posições de braços, pernas, mãos.
Jogos mímicos com as crianças.
Atividades com as mãos e dedos: embaralhar cartas, abotoar e desabotoar, cortar, rasgar papel, manipular marionetes.
TDAH
Fazer pinturas e desenhos livres.
Fazer pinturas dirigidas, procurando preencher todo o espaço do papel.
TDAH
Execução de diferentes formas gráficas: linhas retas horizontais, verticais ou oblíquas, linhas circulares e formas geométricas.
Execução de símbolos gráficos a partir de modelos.