O programa está disponível exclusivamente para lojas integradas via web services com os Correios.
A partir desta quarta-feira (31) empresas de comércio eletrônico podem interagir com os Correios durante o andamento de uma encomenda e até solicitar a suspensão da entrega, pelo projeto Entrega Interagida. O programa está disponível exclusivamente para lojas integradas via web services com os Correios.Segundo o vice-presidente Comercial dos Correios, Francisco Wakebe, essa interação surgiu da necessidade do mercado. “O comércio eletrônico tem necessidades bem específicas. Mesmo com todas as análises de riscos realizadas na venda, a loja pode perceber tardiamente que foi vítima de alguma compra fraudulenta e precisar interromper a entrega”.
Entre os serviços oferecidos pelo projeto, o principal recurso é o cancelamento de entregas. Após ter a suspensão de entrega solicitada, realizada exclusivamente de forma automatizada pelo detentor do contrato com os Correios, a encomenda é devolvida ao remetente.
Quando se tratar de Marketplaces - espaço virtual onde se faz comércio eletrônico - por exemplo, os vendedores devem contatá-los diretamente caso queiram suspender uma entrega. Ainda conforme os Correios, lojas que ainda não utilizam o web services devem integrar para ter acesso ao projeto.
Além da funcionalidade de solicitação de suspensão da entrega; como a geração de pré-lista de postagem e a garantia de dados sempre atualizados. “Somos parceiros do comércio eletrônico brasileiro desde sempre. Com esse lançamento, os Correios aumentam as ferramentas para que o e-commerce seja cada vez mais seguro tanto para compradores quanto para vendedores”, ressalta o presidente dos Correios, Guilherme Campos.
Os Correios ainda trabalham no desenvolvimento de uma interface no site da empresa para disponibilizar essa ferramenta a todos os clientes – mesmo aqueles que não têm integração via web services. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no Portal Correios.