Os deputados estaduais aprovaram em segunda votação nesta quinta-feira (13), projeto de Lei que institui a campanha de 'Prevenção ao desaparecimento de crianças em Mato Grosso do Sul'.

 Deputados aprovam projeto de prevenção ao desaparecimento de crianças em MS

Os deputados estaduais aprovaram em segunda votação nesta quinta-feira (13), projeto de Lei que institui a campanha de 'Prevenção ao desaparecimento de crianças em Mato Grosso do Sul'. De autoria do deputado Marçal Filho (PSDB), a campanha será realizada, anualmente, de 25 a 31 de março.  O projeto vai à sanção.

Conforme o projeto, poderão ser desenvolvidas ações para a conscientização da população, por meio de procedimentos informativos, educativos, palestras, audiências públicas, seminários, conferências, panfletos explicativos para esclarecer à população sul-mato-grossense as recomendações que possam dificultar e impedir possíveis desaparecimentos.

A proposta é a de fornecer orientações aos pais, familiares e responsáveis sobre como prevenir o desaparecimento de crianças; auxiliar e informar sobre como proceder no caso de desaparecimento de crianças e divulgar os órgãos responsáveis pelos serviços de investigação de crianças desaparecidas.

Para o desenvolvimento da campanha, conforme o projeto de Marçal Filho, será necessário congregar o maior número possível de órgãos e instituições, como escolas, hospitais, agentes de segurança, agentes de transportes, associações e o segmento organizado da sociedade civil.

Todos os anos, cerca de 40 mil crianças e adolescentes desaparecem no Brasil, e entre 10% e 15% não retornam para suas casas, segundo a Associação Brasileira de Busca e Defesa das Crianças Desaparecidas (ABCD). Entre os motivos, estão os sequestros, a fuga por causa de crimes cometidos pelas próprias crianças e adolescentes e a falta de acolhimento da família.