Atendendo solicitação dos representantes de transportadoras que atuam em Mato Grosso do Sul, os deputados estaduais fizeram a interlocução política e mediaram uma reunião da categoria com o Governo do Estado. Durante o encontro, realizado na governadoria, na tarde desta quarta-feira (04/03), o presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi (PMDB), reiterou que os parlamentares estarão sempre a postos para agir prontamente nos assuntos de interesse da população. “Foi uma solicitação do movimento das transportadoras e pedimos a reunião com o governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), que se comprometeu em reduzir a alíquota do ICMS do óleo diesel”, informou Mochi.
O governador disse que enviará à Casa de Leis, até o fim de abril, o projeto de lei determinando a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre o diesel e que hoje está em 17%. “O Estado vai fazer a sua parte, mas precisamos contar com toda a cadeia produtiva, porque a redução tem que chegar ao consumidor”, disse. Azambuja informou que o governo também avalia estender o desconto de 50% no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para empresas com menos de 30 veículos, o que também é uma reivindicação das transportadoras.
O deputado Paulo Corrêa (PR), que preside a Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa, lembrou que será feito um estudo, envolvendo o setor, para identificar se a redução da alíquota estimulará o aumento no consumo, para que a mudança não resulte em redução de receita ao Estado. “Qualquer mudança que o governo faça deve chegar ao consumidor e precisamos ter a garantia do aumento do consumo”, enfatizou. Também participaram da reunião esta tarde, os deputados Marcio Fernandes (PTdoB), Beto Pereira (PDT), Antonieta Amorim (PMDB), Professor Rinaldo (PSDB), e João Grandão (PT).
Segundo o diretor da Cooperativa dos Transportadores do Estado do Pantanal (Coopatran), Carlos Lima, a interlocução dos deputados estaduais tem sido importante nas negociações com o Governo Estadual. Representantes das transportadoras participaram da sessão ordinária na Casa de Leis, nesta quarta-feira, e pediram o apoio dos parlamentares. “Os deputados nos atenderam e conseguimos o compromisso do governador em reduzir o ICMS”, disse. Lima acredita que a medida beneficiará todo o Mato Grosso do Sul, onde hoje circulam cerca de 20 mil caminhões, também fomentando a economia das cidades do interior. “Com a redução, deixaremos de ser corredor e não haverá porque não abastecer aqui, já que teremos preço competitivo”, analisou.