Serão investidos R$ 200 milhões do empréstimo com a Caixa; objetivo é cumprir Marco Legal do Saneamento.
Os R$ 200 milhões do empréstimo autorizado pelo Governo do Estado entre a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) e a Caixa Econômica serão investidos em obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água em 13 municípios de Mato Grosso do Sul.
A operação de crédito com contragarantia da União, foi sancionada pelo governador Eduardo Riedel na última segunda-feira (25).
De acordo com a Sanesul, serão beneficiadas as cidades de Aral Moreira, Dourados, Inocência, Miranda, Naviraí, Pedro Gomes, Ponta Porã, Itaquiraí, Rio Brilhante, Ribas do Rio Pardo, Aquidauana, Deodapolis e Sonora. Entre as obras previstas estão a da captação, rede de distribuição ou reservação, em conformidade com os projetos definidos nos contratos de programa com cada localidade.
O pagamento financiado será suportado integralmente pela Empresa, que garante ter 'capacidade financeira comprovada'. 'A estatal já realizou outros importantes investimentos em obras de saneamento em todas as 68 cidades de MS onde opera os sistemas de água e esgoto', disse o órgão em nota.
O objetivo do governo é cumprir o Novo Marco do Saneamento, que impõe que os serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário deverão estar universalizados até 2033, sendo que em relação à água com 99% de cobertura e ao esgoto com 90%.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.