A Microsoft anunciou que a versão do Windows 10 será gratuita e atualizada automaticamente para as versões 7 e 8, uma decisou que surpreendeu pessoas ligadas à tecnologia. A companhia de Bill Gates é conhecida por não entregar facilmente seus sistemas operacionais. De acordo com a Forbes, acredita-se que a empresa entendeu como o Windows 8 foi mal-recebido e decidiu seguir em frente levando sua base de usuários com ela. "Qualquer um com um aparelho qualificado poderá atualizar para o Windows 10, inclusive quem possuir cópias piratas", afirmou Terry Myerson, chefe do Window para o The Verge. 

É isso mesmo, mesmo se sua cópia do Windows for pirateada, você pode migrar para a versão 10 gratuitamente. Muitos analistas questionaram os motivos que levaram a Microsoft a tomar essa decisão. Ainda segundo a matéria da Forbes, embora tenha lutado contra a pirataria, o licenciamento tem se tornado cada dia menos importante em modelos de receitas.

A receita gerada por licenças para uso do Windows e do pacote Office caíram de 23% para 16% ano após ano. A ideia então é que a partir de agora, com uma versão legítima do Windows em mãos, as pessoas passem a consumir outros produtos da empresa como o Skype e o Office 365. Esse movimento pode ter sido impulsionado pelos usuários chineses. Aproximadamente ¾ dos usuários do software no país usam versões pirateadas.

Então, a Microsoft poderá converter milhões de piratas em legítimos. Além disso, a empresa evitará gastos com a tentativa de desenvolver programas antipirataria que serão quebrados com apenas uma semana de lançamento.