Frequentemente somos alertados sobre a forma ideal de escovar os dentes e realizar a limpeza bucal, utilizando fio dental e uma determinada maneira de escovação.
Ainda há muitas informações diferentes, mas um professor de odontologia afirma ter chegado a uma resposta definitiva - e mais simples do que você imaginava, ao liderar uma equipe de pesquisa.
Uma simples e suave varredura com a escova nos dentes é “perfeitamente eficaz para manter as gengivas saudáveis”, de acordo com pesquisadores da University College London. Eles acreditam que um movimento de escovação horizontal, com a haste em um ângulo de 45 graus, é suficiente para remoção da placa dentária.
O estudo levou em conta a atuação de certos ácidos presentes em alimentos e bebidas, que atua apenas dois minutos após o contato com os dentes, o que não seria revertido com uma escovação muito elaborada.
Os pesquisadores levaram em conta conselhos de dentistas, associações de saúde bucal, e fabricantes de escovas e cremes dentais para encontrar a “forma ideal” de escovação.
Aubrey Sheiham, professor da Dental Public Health, disse que as informações que vem sendo passadas para a população sobre como devemos escovar os dentes são muito diferentes e não ajudam as pessoas. "Neste estudo nós encontramos uma variedade inaceitavelmente inconsistente de conselhos para a saúde bucal a partir de diferentes fontes. As associações precisam ser consistentes nas recomendações”, disse o especialista.
“Mais preocupante ainda, os métodos recomendados por associações dentárias não são os mesmos que aqueles mencionados nos livros de odontologia. Não há nenhuma evidência para sugerir que técnicas complicadas são melhores do que uma esfoliação suave e simples”, explicou.
De acordo com o estudo, que foi publicado no British Dental Journal, a técnica mais recomendada geralmente envolve balançar suavemente a escova para trás e para frente em pequenos movimento circulares, com a intenção de sacudir e solta partículas de alimentos, placa bacteriana e as bactérias. Mas nenhum estudo mostrou se isso é tão eficaz quanto a lavagem básica, disse ele.
"Escove os dentes suavemente com um movimento horizontal, com a escova em um ângulo de quarenta e cinco graus para chegar à placa bacteriana. Para evitar a escovação muito forte, segure a haste com a força de um aperto de lápis. Este método simples é perfeitamente eficaz em manter a gengiva saudável”, explicou Sheiham.
O dentista John Wainwright, que realizou o estudo, disse: "A ampla gama de recomendações que encontramos é provavelmente devido à falta de uma forte evidência que sugere que um método seja melhor que outro. Eu aconselho meus pacientes a centrar a escovação em áreas onde a placa é mais provável de se armazenar - nas superfícies de mastigação e onde os dentes e as gengivas se encontram - usando um movimento de varredura simples e suave”.
"Muito frequentemente me perguntam por que o método que estou descrevendo é diferente de como os dentistas anteriores haviam lhes recomendado. É um absurdo! Todos os dentistas deveriam passar uma mensagem mais clara e unificada para seus pacientes sobre a escovação”, concluiu Wainwright.