Guia prático para altas produtividades aborda manejo de soja e milho.
A Fundação MS está apresentando durante o Showtec 2018 o Guia Prático para Altas Produtividades, uma estação tecnológica que tem como objetivo apresentar ao produtor o comportamento das principais tecnologias nas lavouras de soja e milho e buscar alternativas na produção, sempre em busca de melhor eficiência e produtividade. O evento e segue hoje e amanhã (19), em Maracaju.
A estação auto-explicativa foi desenvolvida por três pesquisadores da Fundação MS, com apresentação do manejo de variedades de milho e soja, com avaliação de diversos aspectos como velocidade de plantio, densidade de semeadura, biotecnologia e fitotoxidez.
Uma das pesquisas apresentadas aborda a biotecnologia para controle de lagartas no cultivo de milho, por meio de uma linha do tempo que vai desde o milho convencional até a última tecnologia apresentada no ano passado. “O objetivo é mostrar para os visitantes como cada tecnologia se comporta no controle de pragas”, explica o pesquisador de proteção de plantas da Fundação MS, Fernando Grigolli.
Outro tema abordado será a fitotoxidez de herbicida na cultura da soja, em busca de identificar e avaliar estes sintomas na planta após a aplicação. “Com o aumento de plantas daninhas de difícil controle, alguns produtores têm optado pelos herbicidas antigos, que caracterizam injúrias na planta. Fizemos a aplicação para identificar estes sintomas e avaliar os prejuízos de acordo com cada produto disponível no mercado”, esclarece.
Ainda na cultura da soja, a estação irá apresentar uma vitrine para avaliar a qualidade de sementes de soja por meio da comparação entre sementes de alto vigor e baixo vigor. Outra estação irá avaliar o comportamento das plantas de soja em diferentes densidades de semeadura na lavoura. “Algumas sementes toleram e produzem resultados em alta densidade; outras, apresentam rendimento melhor em densidade mais baixa. O objetivo é avaliar como a planta se comporta em um ambiente mais competitivo”, explica o pesquisador de fitotecnia da soja da Fundação MS, André Bezerra.
O pesquisador de manejo e fertilidade do solo da Fundação MS, Douglas Gitti, é o responsável pela demonstração do plantio de soja em milho, feito em diferentes velocidades: 4 km/h, 6 km/h, 9 km/h e 12km/h. Nela, o público visualiza que, à medida que a velocidade do plantio cresce, há um aumento da movimentação do solo na entrelinha, o que pode prejudicar a distribuição da planta e aumentar o número de folhas no plantio. “O objetivo é mostrar as melhores velocidades a serem utilizadas no momento do plantio e contribuir na uniformidade da plantas na área”, ressalta.
Sobre o Showtec
O Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. A feira é destinada aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável.
O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), contando com patrocínio do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O Showtec conta, ainda, com o apoio do Sicredi, A Granja, Agrisus, Embrapa, Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal de Maracaju.