Causas da obesidade nem sempre estão na comida, alerta especialista.
Em entrevista ao programa Falando Francamente, da Rádio Nacional da Amazônia, o médico endocrinologista Flávio Cadegiane, falou aos ouvintes sobre os estudos, em todo o mundo, que provocam mudanças no tratamento da obesidade. Esse estudos existem para mostrar que nem sempre a causa da obesidade é a comida.
Desânimo, depressão, problemas pessoais, tudo pode provocar a desmotivação em relação ao tratamento. O acompanhamento constante é o segredo para que um tratamento dê certo.
Ficou comprovado que as pessoas que têm acompanhamento de perto de seus médicos, têm mais possibilidade de sucesso na perda de peso.
Flávio Cadegiane explicou que a obesidade é uma doença muito mais complexa do que o simples aumento de peso. Segundo ele, entre os motivos da causa da doença estão fatores psicológicos, fatores ambientais e problemas como estresse.
Neste caso, a relação que a pessoa obesa tem com a comida é de compensação ou refúgio dos problemas ou frustrações que ocorrem no dia a dia.
O médico endocrinologista ressaltou que os estudo existentes atualmente sobre a obesidade tratam de buscar uma melhor solução para ajudar os pacientes no tratamento da doença, que não é simples.
De acordo com ele, são estudos de vários grupos de médicos em diversos lugares do mundo na busca pela melhoria do tratamento contra a obesidade.