O ex-prefeito de Zanja Pytã, cidade paraguaia localizada na fronteira com MS, Manuel Ramón Velázquez Marín, teve mandado de prisão expedido.
Preso em 2 de março e solto um dia depois, o ex-prefeito de Zanja Pytã, cidade paraguaia localizada na fronteira com Mato Grosso do Sul, Manuel Ramón Velázquez Marín pode voltar para a cadeia a qualquer momento, já que o promotor Celso René Morales, emitiu mandado de prisão nas últimas horas.
O promotor, da unidade especializada no combate ao narcotráfico, divulgou sobre o mandado de prisão à Rádio Futura 97.5 FM, na fronteira e afirmou que a base de alegação é pelo fato da polícia ter realizado operação no bairro de Defensores, Del Chaco, onde foi apreendida grande quantidade de pães de maconha, pertencentes ao ex-prefeito.
Primeira prisão
Manuel foi preso pela primeira vez numa quarta-feira, em 2 de março após ser flagrado com um fuzil calibre 7,62 em sua caminhonete. Uma pistola e munições também foram apreendidas.
Na ocasião, outros cinco homens também foram presos, durante operação da polícia paraguaia. O ex-prefeito foi abordado pelos policiais na Ruta 5 que liga Pedro Juan Caballero ao departamento de Concepción. Ele justificou que as armas eram para proteção pessoal dele, e dos funcionários que estavam no veículo.
Manuel foi liberado após passar pela audiência de custódia no dia dia seguinte a prisão.
Outro fato envolvendo a figura de Manuel foi em relação à execução de Anselmo Medina, enquanto ele ainda era prefeito de Zanja Pytã. O morto havia feito vídeo na rede social acusando o prefeito de várias situações. Dias depois, Medina foi executado.