O WhatsApp anunciou, nesta quinta-feira (25), que passará a partilhar o número de celular dos utilizadores com o Facebook. Também será informada a frequência de utilização do aplicativo. As mensagens continuarão privadas.
Outra novidade é que, ao conectar o número de telefone com o Facebook, as pessoas passarão a ter sugestões mais específicas de amizade e anúncios.
“Mesmo que estejamos trabalhando em colaboração com o Facebook, suas mensagens criptografadas permanecerão privadas e ninguém mais poderá lê-las”, diz a nota publicada pelo WhatsApp.
O objetivo da mudança é contemplar a troca de informações entre o Facebook e o app adquirido há dois anos pela empresa. O WhatsApp foi comprado pelo Facebook por US$ 22 bilhões, em 2014, e a rede ainda estudava formas de como fazer do app uma fonte de renda.
Assim que a alteração entrar em vigor, o Facebook passa a ter acesso ao número de telefone dos usuários, para verificar contas do Whatsapp. Os internautas podem recusar ter seus dados colhidos, mas não têm opção quanto ao reconhecimento do número.
"No momento, não temos planos de partilhar com o Facebook outra informação opcional", o que incluiria status, fotos e nome de usuário, e "muito menos guardamos as mensagens assim que são entregues", ressalta a nota divulgada pelo WhatsApp, que afirma que a troca de informações funcionará "como um serviço independente".