São mais de 5 milhões de inscritos em 10.134 locais diferentes, nas 27 unidades da Federação, nos dias 3 e 10 de novembro.
Segue a contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2019. Faltam apenas 45 dias para o primeiro dia de provas do exame. São mais de 5 milhões de inscritos em 10.134 locais diferentes, nas 27 unidades da Federação, nos dias 3 e 10 de novembro.
O ENEM é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que mobiliza e articula mais de 100 grandes parceiros em todo o país para garantir que os participantes prestem o exame, em 147 mil salas de aula de norte a sul do país.
A realização da prova envolve 385 mil colaboradores, apenas nos dias do exame. Atuam em cada sala de aplicação um chefe e um fiscal, sem contar os fiscais de corredor, os coordenadores e os assistentes de coordenação de prova.
Logística – O Inep coordena uma enorme operação logística que garante a segurança e o sigilo do Enem. A preparação do exame começa muito antes de o participante receber sua prova personalizada. São impressos 10,3 milhões de provas, enviadas em 54 mil malotes, que seguem para as 11.227 coordenações. Só o transporte mobiliza 31 mil pessoas.
O presidente do Inep, Alexandre Lopes, ressalta que o Enem é um momento muito especial na vida do participante. “Nós fazemos uma prova para cada um dos 5,1 milhões de participantes”, e acrescentou: “é nosso dever fazer cada prova chegar em uma das quase 150 mil salas de aplicação, para que o candidato tenha tranquilidade para tentar o seu ingresso em uma boa universidade.”
Sigas – Para garantir que todas as etapas de realização do Enem 2019 sejam bem-sucedidas e integrar todos os parceiros institucionais, da logística de distribuição até os locais de aplicação, o Inep atua, antecipadamente, no planejamento de cada passo da operação. Com o objetivo de auxiliar os parceiros institucionais na gestão dos recursos empregados nas atividades de segurança da aplicação dos exames, o Inep desenvolveu o Sistema Integrado de Gestão de Ativos de Segurança (Sigas), incluindo manuais para a operação e capacitação presencial de operadores da ferramenta.
A Diretoria de Gestão e Planejamento do Inep promoveu encontros e envolveu nas atividades, além de representantes do instituto, oficiais das polícias militares, responsáveis pelos Centros Integrados de Comando e Controle estaduais; representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas; Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; coordenadores estaduais dos Correios; coordenadores estaduais do consórcio aplicador, composto pela Fundação Cesgranrio e pela Fundação Getúlio Vargas; e o Ministério da Defesa, por meio do Exército Brasileiro.
A complexidade dessa logística é para que todos os malotes com provas cheguem corretamente aos locais de aplicação, garantindo as condições de sigilo e segurança do material. Os 5,1 milhões de participantes de 2019 farão as provas em 1.727 municípios brasileiros.
Enem 2019 – O Inep recomenda que o participante imprima o Cartão de Confirmação da Inscrição e a Declaração de Comparecimento (caso precise de comprovante) e leve ambos para a sala do exame. Os portões do local de prova abrirão ao meio-dia (12h), horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h. Para realizar o exame, é necessário levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente, a única permitida.