Petrallas assumiu a direção da entidade após o afastamento de Francisco Cezário de Oliveira, preso em maio por desvio de dinheiro na FFMS.

Federação de Futebol de MS sugere adiar eleições presidenciais após Estadual 2025
Julgamento pode abrir caminho para que Comissão Eleitoral marque nova data para eleição. / Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax

A FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) publicou, na quarta-feira (13), um ofício solicitando que a eleição presidencial da entidade aconteça após o Campeonato Estadual de Futebol Série A de 2025. O TJD-MS (Tribunal de Justiça Desportiva de MS) julga a suspensão da eleição nesta quinta-feira (14).

Contudo, o pedido deve ser analisado após uma nova assembleia geral extraordinária para estabelecer as normas e regras do pleito eleitoral. O documento é assinado pelo presidente interino, Estevão Antônio Petrallas.

Petrallas teve o mandato prorrogado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), ficando à frente da federação após Francisco Cezário de Oliveira ser preso no dia 21 de maio, em ação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) que investiga esquema de desvio de dinheiro na entidade.

O documento considera que um dos candidatos protocolou um pedido de providências, que deve ser disponibilizado aos filiados no site oficial da federação.

 

“No pedido de providências o candidato alegou e apresentou documentos que demonstram que seu afastamento ao cargo de presidente do clube já expirou e que em razão disso perdeu a condição de elegibilidade que tinha para a eleição marcada para o dia 1 de novembro de 2024, que até o momento não ocorreu”, diz o comunicado.

Além disso, o candidato participa do conselho técnico do Estadual 2025, sendo representante legítimo do clube. Outro ponto é da falta de uma Comissão Eleitoral constituída, já que a ata de encerramento dos trabalhos foi feita.

Julgamentos
Foi reagendada para quinta-feira (14) a sessão do órgão pleno do TJD-MS (Tribunal de Justiça Desportiva de MS) para julgamento da suspensão da eleição para a presidência da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul).

A sessão para esta finalidade foi inicialmente agendada para o dia 7 de novembro. Chegou a ser iniciada, porém, foi adiada após a Procuradoria do TJD-MS pedir vistas dos autos, o que suspendeu a sessão.

O julgamento em questão pode suspender o adiamento da eleição, que estava prevista para o dia 1º de novembro, porém foi suspensa pelo próprio Tribunal poucos dias antes, em decorrência de pedido impetrado pelo candidato ao cargo, Paulo Sérgio Telles.

Foram intimados ainda o presidente interino da FFMS, Estevão Petrallas; a comissão eleitoral, composta pelos presidentes de clubes Gilberto dos Santos, Gilmar Ribeiro da Silva e Ítalo Milhomem; e os demais já citados.

A nova sessão está programada para iniciar às 18h30, no Plenário Edroim Reverdito, localizado na Câmara Municipal de Campo Grande. O julgamento será também transmitido pelo YouTube.