Nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro e 1º de março, Campo Grande recebe a 1ª FLIMS (Feira Literária Internacional de Mato Grosso do Sul), no Armazém Cultural, região central e histórica da Capital, com entrada franca.
Segundo a curadora Delasnieve Daspet, o evento é amplo e abrange inúmeros aspectos da cultura. “A Feira Literária Internacional de Mato Grosso do Sul se propõe a ser um evento reunindo diversas manifestações e linguagens da arte como a literatura, artes visuais, artesanato, música, dança, teatro e folclore”, declara.
Muito mais do que apenas vender livros e apresentar editoras, a FLIMS vai contar com um rol de escritores, cineastas premiados, poetas e artistas que aportarão na Capital unicamente para participar dos eventos principais e paralelos.
Palestras
Entre as palestras já confirmadas, alguns nomes de destaque figuram como a cineasta Tizuka Yamazaki, os escritores Ruy Castro, José Laurentino Gomes, Mirian Goldenberg, e outros. Poetas e escritores da América Latina, Oriente Médio, África, Palestina e de vários locais da Europa também virão para participar da Feira. “Entre convidados e palestrantes, haverá um leque enorme de escritores e artistas de dezenas de países”, afirma a curadora.
Para Delasnieve, outros temas também estarão ligados à Feira, como defesa dos direitos da criança e do adolescente, idosos, minorias e grupos étnicos, sustentabilidade ecológica, direito a cultura e a arte, inclusão social, inclusão digital, acessibilidade, cultura da paz e direitos humanos. “A FLIMS vai colocar Campo Grande no mapa das grandes questões dentro e fora da literatura nacional e também internacional”, acredita.
SERVIÇO – A FLIMS acontece de nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro e 1º de março, no Armazém Cultural, localizado na av. Calógeras, 3025, Centro. Informações pelo telefone: (67) 3028-3988.