Desta vez, governo mudou regra para que sistema avise se não houver formação de turma; objetivo é 'evitar frustração por parte do aluno'.
O Ministério da Educação abre nesta segunda-feira (20) as inscrições para vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no primeiro semestre de 2017 (veja abaixo o cronograma completo). As inscrições devem ser feitas até a sexta-feira (24) no site fiesselecao.mec.gov.br.
De acordo com o MEC, as instituições de ensino superior que participam do Fies oferecendo vagas para financiamento terá que informar ao Sistema Informatizado do Fies (Sisfies) a relação dos cursos em que não houver formação de turma. O objetivo é, segundo o governo federal, "evitar frustração por parte do aluno, que já fica sabendo de antemão a quais deles pode se candidatar".
A pasta diz que ainda não há balanço com o total das vagas remanescentes que serão ofertadas, já que ainda estão abertas, até sexta-feira (17) as inscrições para os estudantes da lista de espera dos pré-selecionados. Considerando todo o processo, iniciado em 7 de fevereiro, o MEC disponibilizou 150.538 vagas para 1.599 instituições no país, abrangendo 29.293 cursos.
Cronograma de inscrições em vagas remanescentes do Fies
- De 20 a 24 de março: não graduados inscritos no processo seletivo regular do Fies.
- De 22 a 24 de março: graduados inscritos no processo seletivo regular do Fies.
- De 25 a 31 de março: não graduados para curso de IES em que não estão matriculados.
- De 27 a 31 de março: graduados para curso de IES em que não estão matriculado.
- De 25 de março a 22 de maio: não graduados para curso de IES em que estão matriculado.
- De 27 de março a 22 de maio: graduados para curso de IES em que estão matriculados.
Garantia de vaga
O MEC informou que os novos procedimentos passam a valer a partir deste primeiro semestre de 2017. "As mantenedoras de instituições de educação superior participantes do processo seletivo regular do Fies deverão, obrigatoriamente, acessar o sistema FiesOferta e informar no sistema os cursos nos quais não houve formação de turma no período inicial", informou em nota.
"Assim, o candidato poderá se inscrever em curso que de fato esteja em oferta e que possa ensejar contrato de financiamento. As demais vagas serão disponibilizadas aos candidatos em períodos letivos posteriores, ou seja, para quem já está cursando a educação superior", disse o MEC.