Obra vai beneficiar 93 mil pessoas em seis municípios.
Governo de MS inaugurou, nesta terça-feira (17), a Unidade Regional de Perícia e Identificação, a URPI, em Fátima do Sul. A obra representa avanço para a segurança pública e valorização da Polícia Científica.
O vice-governador Barbosinha representou Riedel na inauguração.
''É muito bom a gente ver esse prédio totalmente revitalizado e ver a segurança pública do nosso Estado caminhando bem. É importante destacar que a instalação desta unidade em Fátima do Sul é um reconhecimento merecido para a nossa perícia e para toda a região, que agora conta com uma estrutura à altura das suas necessidades. Além disso, a entrega de novas viaturas representa mais um avanço importante'', ressaltou.
Conforme a divulgação, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, também celebrou a entrega da unidade e enalteceu o apoio da administração municipal.
''Esta unidade é emblemática. Trata-se de um prédio histórico que já abrigou um colégio e a sede da prefeitura. Quando procuramos a prefeita (Ilda Machado) para apresentar nosso interesse em instalar aqui a unidade de perícia e identificação, destacando que este prédio atenderia perfeitamente às necessidades, fomos prontamente atendidos. A prefeita realizou a cessão do imóvel em regime de comodato, e logo iniciamos as obras de adequação, utilizando mão de obra local'', explicou.
Transformação
Deputado Londres Machado observou que pode ver a transformação do local e agradeceu a Deus por isso.
O coordenador-geral de Perícias, José de Anchiêta Souza e Silva, ressaltou os avanços proporcionados pela obra, principalmente para as condições de trabalho dos profissionais.
''Estamos extremamente satisfeitos. Não se trata apenas do prédio em si, mas do conforto proporcionado à população e da melhoria na qualidade das condições de trabalho para nossos servidores, que, sem dúvida, terão mais recursos para desempenhar suas funções com eficiência. Agradeço ao Governo do Estado e, para reforçar, é importante destacar a valorização que o Governo tem demonstrado em ações como esta'', afirmou.
Obra
Ainda segundo divulgado, a nova Unidade Regional de Perícia e Identificação (URPI) é fruto de um termo de cooperação entre o Governo do Estado, a Prefeitura Municipal de Fátima do Sul e a Coordenadoria-Geral de Perícias.
Investimento
Com investimento de R$ 1,2 milhão, a unidade ocupa uma área de 600 m² e beneficiará mais de 93 mil pessoas em Fátima do Sul e outros seis municípios: Deodápolis, Glória de Dourados, Vicentina, Jateí, Juti e Caarapó.
A nova estrutura inclui uma sala de recepção ampla, espaços específicos para atendimento médico-legal, confecção da Carteira de Identidade Nacional (CIN), uma Sala Lilás destinada ao acolhimento de vítimas de violência, banheiros adaptados, alojamentos e salas administrativas. O efetivo contará com 31 servidores, entre peritos criminais, peritos médico-legistas, peritos papiloscopistas e agentes de polícia científica.
A entrega da URPI representa um avanço significativo para a Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, proporcionando melhores condições de trabalho aos profissionais e ampliando os serviços oferecidos à população da região.