Revelação é do jornal O Globo; ministério promete fiscalizar.

Governo Lula banca
/ Foto: Reprodução

Jornal O Globo revelou o que pode ser considerado a ‘’máfia das marmitas’’, em São Paulo. O Governo Lula tem pago por refeições destinadas a pobres, mas a reportagem não encontrou nenhum registro de doações de alimentos. 

Conforme a denúncia, reproduzida também pelo site O Antagonista, uma organização social chamada Mover Helipa foi contratada pelo Ministério do Desenvolvimento Social – chefiada pelo petista Wellington Dias – para fornecer marmitas a pessoas em situação de vulnerabilidade. No entanto, não há qualquer sinal de produção e distribuição desses alimentos. 

A reportagem procurou os endereços das entidades e também de onde seria distribuída a refeição, mas não encontrou nada nos endereços divulgados pelo Governo Federal.  
A Mover Helipa é comandada, diz o Globo, por José Renato Varjão, ex-assessor do deputado federal Nilto Tatto, do PT. 

 
Ainda segundo o jornal, essa ong subcontratou, no âmbito do programa Cozinha Solidária do governo Lula, uma série de entidades pertencentes a atuais ou ex-integrantes de gabinetes petistas, como a Cozinha Solidária Madre Teresa de Calcutá, do bairro Jardim Varginha, na zona sul da capital paulista, para produzir e distribuir quentinhas a moradores de rua

Onde estão?

No contrato entre a Cozinha Solidária Madre Teresa de Calcutá havia previsão de entrega de 4.583 refeições por mês durante um ano, mas o endereço informado ao governo estava fechado quando a reportagem do jornal foi ao local. Vizinhos negam que haja distribuição de marmitas no endereço.

A entidade subcontratada pela Mover Helipa, vencedora do edital de chamamento público, pertence a Paula Souza Costa, lotada no gabinete do ex-vereador de São Paulo Arselino Tatto (PT) até dezembro de 2024.

Um recibo assinado por Paula Costa indica o recebimento de 11 mil reais em dezembro pelo “apoio à produção e oferta de 4.583” quentinhas entre 1º e 31 de dezembro de 2024.

Ao jornal, a ex-assessora informou ter entregue 250 marmitas no mês de janeiro, parceria com o projeto ONG Sueli, que supostamente fica no endereço visitado pelo jornal. A quantidade representa 5% do valor mensal estipulado.

Família Tatto

Outra entidade contratada pela Mover Helipa é a Cozinha Solidária Unidos Pela Fé, sediada em Parelheiros, na residência de Claudinei Florêncio, ex-assessor de Arselino Tatto.

Embora tenha dito ao Globo que a produção começaria “a todo o vapor” em 3 de fevereiro, sua entidade afirmou ter entregue 4.583 quentinhas entre 1º e 31 de dezembro do ano passado nas contas apresentadas ao governo.

Da mesma forma, a Cozinha Solidária Instituto Rosa dos Ventos, que pertence a Anderson Clayton Rosa, assessor de Nilto Tatto, foi contratada para entregar 4.583 quentinhas, mas só produziu 400, segundo o jornal.

Ministério

Ao O Globo, o ministério prometeu realizar visitas para monitorar o projeto.