Cientistas trazem mais um motivo para se prevenir a obesidade que vai além do impacto na saúde: os obesos têm poucas chances de voltar ao peso normal. Essas chances são de 1 em 210 para homens, e 1 para 124 para mulheres; e no caso de obesidade mórbida, as chances caem para 1 em 1.290 para homens, e 1 em 677 para mulheres. Os dados são de um estudo da King's College London, publicado nesta quinta-feira, no “American Journal of Public Health”.
Financiada pelo Instituto de Pesquisa em Saúde do Reino Unido, a pesquisa rastreou quase 280 mil participantes (cerca de 130 mil homens e 150 mil mulheres), usando aparelhos eletrônicos de saúde entre 2004 e 2014. O estudo analisou a probabilidade de pacientes obesos voltarem ao peso normal ou perderem 5% de gordura. Pacientes que tiveram cirurgia bariátrica foram excluídos do estudo. Foram registrados os índices de massa corporal (IMC) durante esse período.
As chances de obesos perderem 5% do peso foi de 1 em 12 para homens e de 1 em dez para mulheres. Para aquelas pessoas que perderam esse peso, 53% voltaram a engordar em até dois anos e 78%, em cinco anos.