De acordo com o Governo do Estado, a Comissão de Controle Sanitário de Mato Grosso do Sul (CCS/MS), responsável pela abordagem de mais de 2,5 milhões de pessoas que passaram pelas barreiras sanitárias em Mato Grosso do Sul chegou até às aldeias indígenas do Estado.
Indígenas representantes das aldeias Limão Verde e Taunay, em Aquidauana, vão receber treinamento, em conjunto com servidores de Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) de Aquidauana, recebem, nesta terça-feira (28), treinamentos para auxiliar na identificação de casos suspeitos de Covid-19.
De acordo com o Governo do Estado, a Comissão de Controle Sanitário de Mato Grosso do Sul (CCS/MS), responsável pela abordagem de mais de 2,5 milhões de pessoas que passaram pelas barreiras sanitárias em Mato Grosso do Sul chegou até às aldeias indígenas do Estado. Ontem (27), 80 servidores da Secretaria de Saúde do município de Aquidauana que atuam no Posto de de Controle e Monitoramento Sanitário em Piraputanga, também receberam o mesmo treinamento.
Por meio de nota divulgada pela administração estadual, o tenente-coronel do Quadro de Oficiais Bombeiro Militar (QOBM), Leonardo Rodrigues Congro, responsável pelos treinamentos, o mesmo ocorreu nas aldeias - após as lideranças indígenas -, que entenderam a importância de fazer esse tipo de treinamento.
“Eles já vinham auxiliando as autoridades de saúde de forma empírica, mas agora, com este suporte, nós auxiliamos a padronizar esse tipo de atendimento alinhando às normas de biossegurança e de coleta de informação dos casos suspeitos para subsídio da SESAI e prefeitura”, esclareceu Congro.
Esta é a primeira vez que a CCS/MS leva esse tipo de conhecimento para as aldeias indígenas no Estado. “São as aldeias que registraram maior índice de óbito por covid-19 no Estado. Então, avaliamos, conjuntamente, ser importante para eles”, pontua o Tenente Coronel.
Além do conhecimento, a Comissão de Controle Sanitário de MS forneceu a Secretaria Especial de Saúde Indígena de Aquidauana Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Foi entregue ainda, conforme deliberou o Presidente da CCS/MS, o Coronel BM Hugo Djan Leite, a entrega de 1,2 mil testes rápidos para o pessoal da Saúde Indígena. Agora, a SESAI fortalece esse trabalho de acompanhamento dos casos de Covid-19 junto às comunidades indígenas.