Vistoria aconteceu na semana passada.
Se depender do GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo) o aeroporto de Dourados dificilmente será liberado este ano para aeronaves de grandes partes. A pista passou por inspeção nos dias 10 e 11 de dezembro e teve umas cabeceiras reprovadas.
A vistoria foi realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB), com o objetivo de homologar os equipamentos de navegação aérea para a ampliação dos serviços no local.
O relatório preliminar aponta que a cabeceira 24 foi reprovada por não atingir o brilho necessário em seu sistema PAPI (Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão).
Entretanto, a cabeceira 06, predominante e mais utilizada para pousos, foi aprovada sem ressalvas.
Para corrigir o problema, será necessária a substituição de um refletor, com posterior nova inspeção focada apenas nesta cabeceira.
A Prefeitura de Dourados e a Infraero, que acompanharam todo o processo, informaram que já estão providenciando a troca do equipamento, mas ainda definiram data.
Para realizar operações noturnas e receber jatos, o aeroporto precisa da homologação total dos equipamentos.
Ainda segundo a prefeitura de Dourados, os demais equipamentos já estão homologados desde o dia 26 de setembro. Na nova pista, de acordo com a administração municipal já foram realizados mais de 500 movimentos de pouso e decolagem.