Na semana passada, o posto operacional passou a funcionar em sede própria.
Maior do interior de Mato Grosso do Sul, o posto operacional da UMMVE (Unidade de Monitoramento Virtual Estadual) de Aquidauana acompanha o monitoramento de presos em 23 cidades. Na semana passada, o local passou a funcionar numa sede própria. Desde 2021, o serviço ficava em espaço improvisado, no estabelecimento penal de regime semiaberto da cidade.
Conforme o diretor Maycon Roslen de Melo, a demanda crescente de monitoramento em Mato Grosso do Sul exigiu uma estrutura física mais ampla e adequada.
Ainda segundo ele, o posto operacional de Aquidauana acompanha diretamente o monitoramento em 23 cidades, sendo o maior do interior do Estado, além de suporte a oito unidades prisionais na instalação de equipamentos. O serviço é uma extensão da central em Campo Grande, abrangendo também Miranda, Bodoquena e Anastácio.
A nova sede foi instalada em um imóvel ao lado do Estabelecimento Penal de Aquidauana, que anteriormente era utilizado pela Polícia Militar para a guarda externa do presídio. Após a saída da PM, em janeiro deste ano, o espaço foi utilizado pelo presídio de regime fechado e depois cedido à unidade de monitoramento.
De acordo com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), para a ocupação do novo prédio foi realizada pequena reforma do imóvel, com R$ 4 mil em recursos próprios e utilização de mão de obra prisional.