Centenas de pessoas voltaram a sair nesta sexta-feira às ruas de São Paulo e Rio de Janeiro para protestar contra o aumento das tarifas de transporte público na quarta manifestação deste tipo neste ano.

Em São Paulo, o protesto começou em frente ao Teatro Municipal e reuniu 1.200 pessoas, segundo a Polícia Militar, ou 5.000, de acordo com o Movimento Passe Livre, organizador da passeata.

Sob uma intensa chuva, a manifestação avançou sem incidentes por diversas ruas do centro da capital paulista até que uma explosão entre os manifestantes desencadeou o uso de bombas de efeito moral por parte da polícia para dispersar o grupo.

Paralelamente, 200 pessoas também protestaram de forma pacífica no Rio de Janeiro, onde a manifestação se iniciou em frente ao Tribunal de Justiça como forma de denunciar o julgamento de 23 ativistas acusados de atos violentos.

O Movimento Passe Livre foi o catalisador dos grandes protestos de junho de 2013, que se estenderam pelo resto do país e acolheram outras reivindicações, como saúde, educação e serviços públicos.