Maracaju: Dia 31 de janeiro dia Nacional de combate a Hanseníase

A Coordenação do programa de hanseníase do município de Maracaju orienta que as pessoas que moram ou moravam com uma pessoa que tem ou teve hanseníase deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para serem avaliados e reavaliados pelo médico. 

 A hanseníase é uma doença séria! Tem cura! e o tratamento é gratuito.

HANSENÍASE 

A Hanseníase é uma doença infecciosa que causa alterações de pele e nervos de braços, pernas, pés, rosto, orelhas e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas varia de 2 a 5 anos, podendo causar incapacidades se não tratar adequadamente. 

PRINCIPAIS SINTOMAS 

Manchas avermelhadas, esbranquiçadas ou amarronzadas insensíveis ao toque, ao calor e a dor. 

Caroços e inchaços no corpo 

Engrossamento dos nervos, podendo ter dores nas articulações, formigamento e diminuição da força muscular. 

Ausência de pelos e suor na localização da mancha 

TRANSMISSÃO 

A Hanseníase é transmitida entre pessoas através das vias aéreas respiratórias, mas o tratamento adequado evita o contágio. 

DIAGNÓSTICO 

 É feito por meio do exame clínico da pele e nervos. O tempo de tratamento depende da avaliação médica. Quanto mais cedo for diagnosticado, mais rápida será a cura. 

TRATAMENTO 

O tratamento é feito por via oral com poli quimioterapia de antibióticos, que pode durar 06 meses a 1 ano e é oferecido gratuitamente pelas unidades de saúde. O paciente deve ter cuidado com olhos, mãos e pés para evitar machucar-se e seguir as orientações da equipe de saúde.