O Edital nº 2/2024, que trata da seleção, foi divulgado nesta quinta-feira, 29 de agosto, no Diário Oficial da União (DOU).
O governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), publicou chamamento público visando à seleção de instituições interessadas em criar e desenvolver cursos autoinstrucionais para formação continuada na modalidade de educação a distância (EaD). As formações devem ser baseadas em Learning Content Management (LCMS) e serão oferecidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec). Os interessados podem se inscrever até 28 de setembro. O Edital nº 2/2024, que trata da seleção, foi divulgado nesta quinta-feira, 29 de agosto, no Diário Oficial da União (DOU).
O edital busca selecionar cursos que abordem temáticas relacionadas aos saberes digitais docentes para o uso de tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem, bem como para a incorporação das temáticas da educação digital ao currículo nas diferentes etapas da educação básica, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
As propostas serão selecionadas pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC e deverão ser elaboradas e apresentadas seguindo o roteiro previsto no edital. Podem ser selecionadas uma ou mais propostas. O objetivo é qualificar a oferta de cursos no Avamec para a formação continuada de professores, tendo em vista a promoção de práticas pedagógicas inovadoras com uso de tecnologias digitais.
Inscrição – Poderão participar do chamamento entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos, submetendo projetos de cursos on-line para formação continuada. Com a publicação do edital, as inscrições estão abertas e ficam disponíveis pelos próximos 30 dias. As propostas devem ser apresentadas pelas instituições de ensino por meio de formulário on-line. Será aceita somente uma inscrição de projeto de cursos por instituição proponente, entendendo-se por “projeto” um conjunto de propostas de cursos ou apenas um curso.