O britânico Andy Murray, primeiro cabeça de chave e número 2 do mundo, derrotou nesta sexta-feira o compatriota Kyle Edmund, 54º colocado do ranking, nas quartas de final do ATP 500 de Pequim, enquanto o espanhol Rafael Nadal, segundo favorito, foi eliminado pelo búlgaro Grigor Dimitrov.
Murray, que busca um título inédito, bateu Edmund, proveniente do qualifying, por 2 sets a 0, com parciais de 7-6(9) e 6-2, em 1h49min. Nas semifinais, o bicampeão olímpico enfrentará David Ferrer, também da Espanha, que impediu o alemão Alexander Zverev de entrar no top-20 na próxima semana ao batê-lo por 2 a 1 de virada, com 6-7(4), 6-1 e 7-5, em 2h21min.
Por sua vez, Nadal, atual vice-campeão, cairá para o sexto lugar do ranking depois de ter sido presa fácil para Dimitrov. O búlgaro venceu por 2 a 0, com 6-2 e 6-4, em pouco mais de uma hora e meia, e terá pela frente canadense Milos Raonic, que derrubou o também espanhol Pablo Carreño Busta com um duplo 6-4.
Raonic teve de entrar em quadra duas vezes nesta sexta. Seu jogo pela segunda rodada, diante do tunisiano Malek Jaziri, foi adiado ontem pela chuva e foi realizado hoje.