Mato Grosso do Sul iniciou nova onda de calor, com temperaturas que podem superar os 40ºC. As regiões mais afetadas serão a de fronteira com o Paraguai e a parte Sul do Estado e deve persistir até o sábado (18/1).
A expectativa é do Climatempo, apontando que a chegada de fortes ventos nos altos níveis da atmosfera dificultará passagem das frentes frias para o norte da Argentina e Uruguai nos próximos dias, afetando o Sul do Brasil.
“A ausência de frentes frias significa que o ar frio de origem polar não vai conseguir chegar a essas regiões e uma bolha de ar muito quente se estabelece nos próximos dias. Além do norte da Argentina e do Uruguai, a tendência é de calor bastante intenso também sobre o Paraguai, parte do Sul do Brasil e de Mato Grosso do Sul”, informa o material publicado pelo portal especializado em meteorologia.
Ainda conforme o Climatempo, embora a abrangência da área de calor intenso não seja grande sobre o Brasil, “esse período muito quente nesta região da América do Sul pode ser chamado de onda de calor”.
No Brasil, a previsão é que as altas temperaturas atinjam o oeste do Rio Grande do Sul, regiões próximas da fronteira com a Argentina, e também no oeste e sul de Mato Grosso do Sul, regiões próximas da fronteira com o Paraguai.
No dia 19, já há indicativo da entrada de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul interrompendo o período de calor intenso.
Em Dourados
De acordo com o Inmet, os próximos dias em Dourados são de calor e tempo instável, com possibilidade de chuvas isoladas nesta quarta-feira e também na sexta (17/1).
A máxima ao longo dos dias deve chegar a 35ºC.
Já no fim de semana, quando há previsão da chegada da frente fria, os termômetros devem ficar amenos, variando entre 21ºC e 27ºC no sábado e 22ºC e 30ºC no dia seguinte. Ambos os dias devem ser chuvosos.
Conforme a estação meteorológica da Embrapa Agropecuária do Oeste no município, a temperatura mais alta do ano até o momento ocorreu em 9 e 10 de janeiro, atingindo 36,7ºC.