O lugar atrai milhares de turistas o ano todo. No rio Paraguai, as águas dão um espetáculo de cores. Já quando os animais aparecem, difícil não se impressionar com a variedade de bichos que vivem no Pantanal. Pelo menos 214 mil pessoas colocaram o bioma no roteiro de viagens.
A beleza natural é o que encanta quem passa pelo local e faz com que Corumbá (MS), que tem 60% dessa natureza exuberante, seja um dos 75 destinos indutores do turismo brasileiro.
A eleição que deu ao Pantanal o título de quarto melhor destino no mundo para a apreciação da vida selvagem foi feita por um site americano, o 'USA Today', durante quatro semanas.
Os internautas elegeram a região por ter a mais densa concentração de vida selvagem no mundo incluindo 10 milhões de jacarés, cerca de 700 espécies de aves e animais como anta, capivara, lobo-guará e onça-pintada, alguns ameaçados de extinção. A onça-pintada que é a atração principal da região e o desejo de muita gente.
O município ainda abrange outros tesouros como o patrimônio histórico, as festas tradicionais, sem contar a região de fronteira além do modo de vida dos pantaneiros. Quem mora na região não pensa em se mudar. O marinheiro Almir Lopes mora em Corumbá há 12 anos e, com tanto tempo navegando pelo rio Paraguai, não se vê mais longe dele. “Já vi muita coisa, já vi onça e estou muito satisfeito”, afirmou.
O título elegeu os 10 melhores destinos. A primeira colocação ficou com a Ilha de Galápagos no Equador, seguido da Reserva Nacional Pacaya Samirira no Peru (2º lugar), Costa Rica (3º lugar), Pantanal no Brasil (4º lugar), Parque Nacional Katmai no Alasca Estados Unidos (5º lugar), Delta do Okavango em Botswana (6º lugar), Churchill no Canadá (7º lugar), Parque Nacional de Yellowstone nos Estados Unidos (8º lugar), Seregeti/ Maasai Mara na Tanzânia e Quênia (9º lugar) e o Parque Nacional de Ranthambore na Índia (10º lugar).