Paquera virtual: como não entrar numa cilada?
Conversas em vídeo são mais garantidas do que ter apenas fotos / Foto: Divulgação

Em tempos de aplicativos e sites de paquera, marcar um encontro pela Internet está cada vez mais comum. Mas o real nem sempre corresponde ao virtual, por isso vale a pena tomar algumas precauções para não se decepcionar e nem correr nenhum tipo de risco.

Veja algumas dicas da escritora Luiza Costa Gonçalves, autora do livro "Pergunte a uma mulher" (Ed. Pandorga), para não entrar numa cilada e, quem sabe, fazer com que o namoro pela Internet dê certo.

- Só marque encontros com quem você já fala há algum tempo. Nada de já marcar um encontro quando acaba de conhecer. "Quanto menos você conversa, menos você conhece sobre a pessoa. Até porque num primeiro momento é fácil ser legal e convincente. Mas é necessário um tempo para saber se você está realmente interessada. Tenha paciência", aconselha.

- Veja a pessoa pela webcam. Não só para saber se ela é atraente, mas para ver se ela existe mesmo. Fotos podem não ser confiáveis.


Conversas em vídeo são mais garantidas do que ter apenas fotos

- Peça o telefone fixo da pessoa, pois só assim você pode saber como encontrá-la caso algo de errado aconteça. Celular é fácil desligar, mudar de número, de chip…

- Tenha alguma rede social da pessoa, assim você pode ter mais informações, acompanhar interações, ver amigos. Verifique também se o perfil não é falso. "É raro encontrar quem realmente não tenha perfil em nenhuma rede, mas, se esse for realmente o caso, tente buscar pelo nome dele na Internet, nem que seja o currículo lattes usado para fins profissionais", diz.

- Conte para alguém sobre seu encontro para que ela saiba o que fazer caso algo não saia como o imaginado.

- Marque sempre o encontro em um lugar público. "Nada de aceitar convites para ele te buscar ou deixar em casa. Para não ficar chato recusar a carona, fale que prefere encontrar direto no shopping, por exemplo, porque tem que fazer umas coisas lá perto antes ou algo do tipo", ensina.

- Tente levar uma amiga ou tenha alguém de confiança de olho em vocês. Mesmo que a amiga não fique junto, participando do encontro, ela pode estar no mesmo lugar, mantendo uma certa distância, e ficando de olho até que você se certifique de que está tudo bem.

- Durante o encontro, prefira bebidas enlatadas e comidas que não ficaram somente com ele antes de você chegar. Pode parecer neurose, e pode até ser mesmo, mas infelizmente há muitos casos de golpes e não custa nada se precaver, certo?