Policiais Militares Ambientais de Naviraí, sul do Estado, autuaram ontem (12) o curtume pertencente a um frigorífico que funciona na cidade, em virtude de denúncias de que a empresa estaria causando poluição no local.
Após a realização de vistoria nas instalações da empresa, foi verificado que o sistema de tratamento de efluentes não estava funcionando adequadamente, apresentando defeitos em uma das lagoas de tratamento, com riscos de contaminação do solo e lençol freático e do córrego Touro, que passa nas imediações, inclusive.
O frigorífico proprietário do curtume foi autuado administrativamente e multado em R$ 350.000,00, conforme previsão do Decreto Federal 6.514/2008. A empresa foi notificada a realizar o conserto no sistema e já tomou as providências.
A PMA manterá o monitoramento do tratamento de efluentes, para verificar se realmente houve negligência da empresa, ou se o sistema está saturado e não consegue mais dar tratamento à quantidade de efluentes. Se houver novo problema, o curtume será interditado.