O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) começou a operação Boas Festas ao longo da faixa de fronteira em Mato Grosso do Sul. Segundo o balanço parcial, divulgado nesta terça-feira (15), foram apreendidas 235 caixas de cigarros contrabandeados, avaliadas em quase R$ 500 mil, 79 pneus de origem paraguaia, 77 quilos de maconha.

A operação para repressão ao narcotráfico e desarticulação de associações criminosas prendeu sete pessoas e apreendeu duas adolescentes.

A primeira apreensão de cigarros aconteceu em Japorã na última quinta-feira (10). Em dois carros foram encontrados mais de 1.400 pacotes de cigarros e 7 pneus. Ao avistar os policiais do DOF os proprietários das mercadorias fugiram para o Paraguai.

Em Ponta Porã, no local conhecido como Copo Sujo, os policiais apreenderam também na quinta mais 320 pacotes de cigarros e 22 pneus contrabandeados do Paraguai. A mercadoria estava em um veículo popular com placas de São Gabriel do Oeste. O motorista e o passageiro, ambos de 34 anos, foram presos.

Nos dois casos, os produtos apreendidos foram encaminhados para a Receita Federal.

Em Dourados, os policiais prenderam três douradenses por contrabando no sábado (12). Eles estavam em uma caminhonete furgão e entraram em um barracão na zona leste da cidade, onde foi localizada e apreendida uma carreta carregada com 200 caixas de cigarros.

Os veículos, as mercadorias e os acusados foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal de Ponta Porã, onde o caso foi registrado como contrabando e descaminho.

Na BR-163, próximo ao distrito de Anhanduí, em Campo Grande, os homens do DOF fizeram a prisão de um homem de 46 anos, morador de Brasília (DF), transportando 50 pneus de origem paraguaia, avaliados em mais de R$ 12 mil. O caso foi registrado como contrabando e as mercadorias entregues na Receita Federal de Ponta Porã.

No domingo (13), o DOF prendeu na MS-156 na região de Amambai, uma mulher de 24 anos, moradora de Campo Novo do Parecis (MT). A acusada e outras duas adolescentes eram passageiras de um ônibus e transportavam nas bagagens 77 quilos de maconha.

A mulher disse aos policiais que levaria a droga para Campo Novo do Parecis e Rondonópolis, no Mato Grosso. As suspeitas e a droga foram encaminhadas para a Delegacia da Polícia Civil de Amambai, onde o caso foi registrado como tráfico de drogas.