Cerca de 30 denúncias estão sendo averiguadas nesta manhã de sexta-feira (23) em diversos bairros de Dourados.

Polícia deflagra operação contra maus-tratos a idosos em Dourados
Equipe da Polícia Civil em diligência na rua Projetada C, bairro Porto Belo, nesta manhã. / Foto: Osvaldo Duarte/Dourados News

Foi deflagrado nesta sexta-feira (23) o ‘dia D’ da operação Vetos III, de abrangência nacional e coordenada em Dourados pela Daiji (Delegacia de Atendimento à Infância, Juventude e Idoso).

Com apoio da 1º e 2° Delegacia de Polícia Civil, DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) e SIG (Setor de Investigações Gerais), as equipes estão visitando residências e investigando denúncias de maus-tratos contra idoso na cidade. 

Como explicou a delegada da Daiji, Andreia Alves Pereira, ao Dourados News, objetivo da operação é chamar a atenção para crimes diversos praticados contra esta população. 

“A operação é voltada a prevenção e repressão aos crimes contra idosos que podem sofrer violações de cunho patrimonial, sexual, moral e física. [...] A gente tem percebido que uma boa tarde destes idosos tem sofrido violações dentro dos próprios lares”, disse a delegada. 

Violação do tipo patrimonial acontece quando, por exemplo, filhos se apossam dos cartões bancários dos pais e passam a fazer empréstimos, endividando a vítima. 

Cerca de 30 denúncias estão sendo averiguadas nesta manhã de sexta-feira (23) em diversos bairros de Dourados. 

Entre as diversas visitas, os policiais civis estiveram na rua Projetada C, bairro Porto Belo, para investigar denúncia registrada no dia 8 de agosto na qual é relatado que o filho de uma mulher de 71 anos abandonou a idosa. Inquérito será instaurado para apuração. 

A delegada Andreia Alves Pereira ressalta que as denúncias podem ser feitas diretamente na sede da Daiji em Dourados, na rua Antônio Emilio de Figueiredo, 1480, centro da cidade.