Recaída inesperada foi confirmada há poucos dias e família luta para conseguir transplante em outra cidade.

Prestes a finalizar tratamento, criança descobre retorno do câncer em Campo Grande
Recaída inesperada foi confirmada há poucos dias e família luta para conseguir transplante em outra cidade. / Foto: Reprodução/Repórter Top

Aos 9 anos, Davi Gomes dos Santos, 41 anos, começa uma nova luta contra a leucemia bifenotípica, doença que estava em remissão após um intenso tratamento, mas teve recaída inesperada foi há poucos dias. Internado no Centro de Oncologia do Hospital Regional, em Campo Grande, a família corre contra o tempo na esperança de um transplante em outro estado.

Segundo a mãe Gisele Galdino dos Santos, Davi foi diagnosticado com a doença em maio de 2022. Com ajuda do tratamento adequado, o menino conseguiu entrar em remissão e por isso não necessitou de transplante de medula óssea.

"A recaída foi confirmada agora em setembro depois de 34 dias sem a medicação. Durante um mielograma, foi revelado que 41,8% da doença voltou", conta Gisele.

 
Davi está internado no Centro de Oncologia do Hospital Regional, onde recebe as quimioterapias necessárias para zerar a doença novamente. Por conta da filha caçula de 4 meses, o casal se reveza no hospital para ficar com o filho até que ele seja liberado para viajar e realizar novos exames para o transplante.

Autônomos e desempregados, o casal criou uma vaquinha online para apoiar a situação financeira, principalmente por precisar de estadia em outra cidade.

Os exames e transplante serão feitos em São José do Rio Preto, e por conta da imunidade de Davi, a família não poderá se abrigar em uma casa de apoio.

"Vamos ter que arcar com as despesas da viagem e hospedagem, por isso criamos uma vaquinha, não sabemos ao certo o quanto vamos gastar, mas sem trabalhar, toda ajuda é bem-vinda", comenta a mãe.

Para ajudar a contar a história do filho, os pais criaram uma conta no YouTube chamada "Juntos na cura do Davi", ali eles compartilham força, esperança e todos os passos para a cura da criança.