Os profissionais de Administração de todo o país têm bons motivos celebrar em 2015: neste ano, a profissão completa 50 anos de regulamentação, data referente ao período de existência da Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965. Inspirado no cinquentenário, o Conselho Federal de Administração (CFA) publicou a Resolução Normativa nº 441, instituindo 2015 como o Ano do Administrador no Brasil.
Para comemorar o Jubileu de Ouro da Administração, o Sistema CFA/CRAs montou uma comissão de trabalho, cuja missão é desenvolver ações que propiciem aos profissionais de Administração reforçar e promover a defesa e o exercício legal da profissão; proporcionar a sua capacitação contínua; e divulgar os serviços oferecidos pelo Sistema. “Não estamos poupando esforços para tornar a data inesquecível em todo o país”, diz o presidente do CFA, Adm. Sebastião Luiz de Mello.
Ao longo de todo o ano, o CFA e os CRAs realizarão diversas ações, eventos, homenagens e projetos em todo o país para comemorar a data. Além disso, está em fase de produção a campanha publicitária de valorização profissional que terá veiculação nacional.
Nas Instituições de Ensino Superior (IES) estão previstas aulas magnas a serem realizadas pelos CRAs de todo o país. “Para tanto, os Regionais já estão em contatos com Faculdades de Administração e Tecnologia em Determinada área da Administração a fim de agendar e preparar as palestras”, explica Sebastião Mello.
Outra iniciativa prevista na programação dos 50 anos da Administração é a produção e publicação do livro “Jubileu de Ouro”. A obra registrará os fatos mais relevantes do Sistema CFA/CRAs nesse meio século de existência. O CFA prepara, também, a Série Ouro da Administração, uma coletânea de livros que apresentarão ampla visão estratégica gerencial das diversas áreas de negócios para profissionais que desejam atuar em organizações públicas e/ou privadas.
O presidente do CFA conta que, por conta da crise que a saúde pública do país vem passando nos últimos anos, a primeira edição da série será sobre Gestão Hospitalar. “A proposta é apresentar ao profissional de Administração e aos gestores hospitalares, por meio de cases de sucesso na área, como deve ser feita a gestão de uma instituição hospitalar”, afirma.
Além disso, os Administradores que prestaram relevante contribuição para a valorização da profissão serão homenageados em uma solenidade festiva prevista para acontecer no segundo semestre de 2015. Os preparativos dos 50 anos da Administração incluem, ainda, Corrida do Administrador, Sessões Solenes, exposição com os maiores vultos da Administração, programa de voluntariado, entre outros.