Aumento nas tarifas começaria a ter efeito nesta sexta-feira.
O reajuste nas tarifas de energia elétrica nas contas do sul-mato-grossenses, previstas para iniciarem nesta sexta-feira (8), por parte da concessionária de energia Enersisa, foi adiado após reunião com o Concen (Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa MS).
O Reajuste Tarifário Anual - RTA, que já estava previsto, foi adiado como forma de atenuar os impactos ao consumidor, que já estava previsto na casa dos dois dígitos.
“Ontem mesmo tivemos rodada com a área técnica da Aneel e alinhamos com a Energisa para seguirmos com as negociações. Consideramos que qualquer percentual para amenizar o efeito ao consumidor é muito importante", diz a presidente do Concen, Rosimeire Costa.
Em 2021, o reajuste aplicado às contas de energia elétrica do consumidor foi de 8,9%, sendo que parte desse índice seria aplicado neste ano, fazendo com que o reajuste ficasse ainda maior.
O adiamento do aumento se dará até que “as medidas para RTA estejam aptas”, de acordo com a Aneel. Nas próximas semanas devem ser ajustados os pontos que vão contribuir para a queda do índice.
Nota
Em nota, a Energisa afirmou que a solicitação do adiamento foi feito pela própria empresa junto à Aneel.
"A Energisa Mato Grosso do Sul, sensível ao momento atual, informa que solicitou à Aneel o adiamento do reajuste tarifário, que entraria em vigor no dia 8/4, com o propósito de amenizar o impacto na conta de luz em virtude do término da bandeira de escassez hídrica, prevista para o fim deste mês.O reajuste de 2022 será definido pela Aneel nas próximas semanas".