À CNN, Carlos Fortaleza, que é presidente da Sociedade Paulista de Infectologia, fez alerta para a importância da imunização.
O presidente da Sociedade Paulista de Infectologia, Carlos Fortaleza, defendeu a eficácia das vacinas contra a Covid-19. Em entrevista à CNN nesta segunda-feira (21), ele disse que o resultado é “incontestável”.
"Vacinas são importantes e o resultado é incontestável, vimos como diminuíram as mortes entre as pessoas idosas, que foram vacinadas primeiro”, afirmou.
No entanto, ele destacou que os imunizantes “não são 100% efetivos” e que, dependendo do quanto as pessoas começarem a se aglomerar e desrespeitar medidas, “podemos ter surpresas desagradáveis”.
Segundo ele, uma cobertura vacinal de 70% da população “vai nos deixar numa situação mais tranquila.
”O período do inverno – que começa nesta segunda-feira (21) – costuma ser propício para o avanço de doenças respiratórias, a exemplo da Covid-19.
Fortaleza explicou que a imprevisibilidade do vírus preocupa: “Como toda doença respiratória, a Covid deve aumentar a circulação no inverno, mas o vírus tem desafiado toda lógica, acometeu a região amazônica, tivemos pico no verão, esperamos que as flutuações continuem em nível muito alto, independentemente de ser inverno.”