O Cerest – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional de Campo Grande realizou em Maracaju com os profissionais da saúde ligados à área de atendimento ao trabalhador Oficina de Vigilância em Epidemiologia. De acordo com Enelita Mazon Gerente Técnica da Regional Campo Grande que tem área de atuação em 17 municípios entre eles Maracaju, disse que o objetivo da oficina e preparar os profissionais para atuar de forma quantitativa e qualitativa, junto os profissionais tanto formais quanto informais, ainda de acordo com Enelita esta oficina é somente na área de acidente de trabalho que envolve acidente com animais peçonhento, manuseio de produtos químicos e agrotóxicos, além de acidentes como choque elétrico, quedas de construção ou veículos. Nesta oficina são abordados e ensinados como qualificar os acidentes, leves, médios graves e levam a óbitos, neste quesito os números são grandes, de 2006 até 2013, 174 trabalhadores perderam a vida através desses acidentes citados somente no Regional campo Grande, o que segundo ela poderia ter sido evitado.
O CEREST Regional Campo Grande/MS abrange os 17 municípios da microrregião de saúde de Campo, os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promovem ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. Existem dois tipos de Cerest: os estaduais e os regionais.
Cabe aos Cerest promover a integração da rede de serviços de saúde do SUS, assim como suas vigilâncias e gestão, na incorporação da Saúde do Trabalhador em sua atuação rotineira. Suas atribuições incluem apoiar investigações de maior complexidade, assessorar a realização de convênios de cooperação técnica, subsidiar a formulação de políticas públicas, fortalecer a articulação entre a atenção básica, de média e alta complexidade para identificar e atender acidentes e agravos relacionados ao trabalho em especial, mas não exclusivamente, aqueles contidos na Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho ou de notificação compulsória.