A Polícia Civil do Maranhão procura por um sul-mato-grossense de 38 anos, acusado de duplo homicídio, grilagem de terras e associação criminosa armada, no município de Barra do Corda, região central do Maranhão. Conforme a polícia, natural de Porto Murtinho, ele é apontado como possível mandante dos crimes.

A polícia também procura por outros dois, pai e filho. Na última segunda-feira, dia 27 de janeiro, força-tarefa realizada pela Polícia Civil e Policia Militar do Maranhão cumpriu mandados de prisão temporária e mandados de busca e apreensão contra os suspeitos, porém, os três continuam foragidos.

Conforme a Delegacia Regional de Barra do Corda, no último dia 09 de janeiro, as vítimas identificadas como Rodrigo Alves Rabelo e Valciderlan Sousa, foram mortas com vários disparos de arma de fogo, efetuados por uma dupla de criminosos que estava em uma motocicleta.

Segundo o site Midiamax, a família de uma das vítimas inclusive oferece recompensa para quem encontrar os autores.

Ainda segundo a polícia, as investigações apontam que o crime teria sido motivado em virtude da disputa de terras, possivelmente griladas, em regiões das cidades de Mirador e Fernando Falcão, ambas no Maranhão, além de uma troca de ameaças ocorrido em dezembro de 2024, que envolveu uma das vítimas fatais e um dos investigados.

Conforme o delegado Brito Júnior, chefe da Delegacia de Barra do Corda, a quadrilha é suspeita de grilar até vinte mil hectares na região de Mirador, Fernando Falcão, Barra do Corda e outras cidades no entorno, podendo chegar as vendas em R$ 40 milhões.