A temporada de chuvas na China causou até o momento 186 mortos, enquanto 33 milhões de pessoas foram afetadas pelas inundações, informou o centro chinês de controle de inundações, citado nesta segunda-feira (4) pela rede de televisão oficial "CCTV".
O Centro Meteorológico Nacional emitiu um alerta laranja (o segundo de maior gravidade) devido ao risco de novas precipitações intensas nas regiões leste e sul do país, prevendo que esta semana chegará à costa oriental o primeiro tufão da temporada.
O centro de controle de inundações também afirmou que 45 pessoas desapareceram desde que começou a temporada de chuvas, 56 mil imóveis desmoronaram e que 1,5 milhão de pessoas tiveram que deixar suas casas.
O órgão estimou as perdas econômicas derivadas diretamente das chuvas em 50,6 bilhões de iuanes (US$ 7,7 bilhões).
A apuração de vítimas do centro de controle de inundações, em todo caso, exclui às do tornado e as tempestades que assolaram no dia 23 de junho a província chinesa de Jiangsu e que causaram cem mortes.
Além disso, o Centro Meteorológico advertiu que até quarta (6) são esperadas novas chuvas intensas que podem chegar a atingir os 200 milímetros em algumas regiões, enquanto o país se prepara para receber nesta sexta (8) o primeiro tufão do ano.
A autoridade meteorológica chinesa avisou que, como consequência das contínuas precipitações, se prevê que o volume dos principais rios do país continue subindo entre os próximos três e cinco dias.