Turismo lança campanha contra exploração sexual
O Ministério do Turismo (MTur) lançou, na terça-feira (14), a campanha "Proteger, Respeitar e Garantir - Todos Juntos pelos direitos das crianças e adolescentes".
A iniciativa quer incentivar denúncias contra qualquer caso de abuso ou exploração de crianças e adolescentes, por meio do Disque 100.
A campanha, feita em parceria com a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, contará com três vídeos que serão divulgados nas redes sociais.
O Ministério do Turismo também articula junto às empresas áreas a possibilidade de elas veicularem as peças nas TVs de bordo.
"Não podemos permitir que o turismo, uma atividade econômica que gera milhões de empregos, seja usado como plataforma para criminosos explorarem as nossas crianças e adolescentes.
Quanto mais pessoas conseguirmos envolver nessa rede de proteção, melhor", destacou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
Apesar do lançamento ser focado no carnaval, as peças serão produzidas de maneira que possam ser reproduzidas ao longo de todo o ano.
"Ela pretende promover uma mudança cultural no País, a partir do esclarecimento do conceito ‘violação de direitos da criança e do adolescente’ e o Ministério do Turismo é um importante parceiro que protagoniza novamente a defesa dos direitos da criança e do adolescente", destacou a secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Claudia Vidigal.
Denúncias
Em 2016, foram registrados 77.290 relatos de violação dos direitos das crianças e adolescentes. O número é 3% menor em relação ao registro do ano anterior.
O período entre 5 e 24 de fevereiro de 2016, temporada de carnaval, foi responsável por 17,4% de todas as denúncias do ano. Os dados são da Ouvidoria da Secretaria.
Após serem examinadas, as denúncias recebidas são encaminhadas para as autoridades competentes. O Disque 100 funciona 24 horas todos os dias da semana. O anonimato é garantido.