10 motoristas estão com CNH suspensa por embriaguez no trânsito e PM faz alerta
/ Foto: Internet

Nos últimos meses houve um aumento no número de condutores que tiveram habilitação suspensa por 12 meses pelo fato de dirigirem embriagados.  O tenente da Polícia Militar de Itaporã, William Scaramuzzi Teixeira, em entrevista ao site Itaporã News, falou sobre a importância dos condutores obedecerem às regras de trânsito para evitar multas e, além disso, garantir a própria segurança e a de outros condutores.

O tenente afirma que mesmo operando com apenas uma viatura por dia para atender a cidade e os distritos do município o trabalho tem sido intenso. “A PM local procura fazer abordagens a condutores de veículos em horários e locais em que há maior ocorrência de pessoas dirigindo embriagadas, como entornos de bares e conveniências”, disse William.

A alerta para um motorista com Carteira Nacional de Habilitação suspensa é que respeite a penalidade e fique sem dirigir durante o tempo estabelecido, pois se for flagrado dirigindo levará uma multa de quase mil reais, além da apreensão do veículo, conforme estabelece no capitulo dois do artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro. Quem cometer esse tipo de infração terá a CNH cassada, ou seja, ficará dois anos sem poder dirigir. “Ao final desse prazo, terá que requerer sua reabilitação, fazendo todo o processo de obtenção da Carteira na autoescola, como se fosse à primeira vez”, ressaltou o tenente.

De acordo com dados da Polícia Militar, dirigir utilizando-se de telefone celular, dirigir sem usar cinto de segurança, veículo com licenciamento vencido e dirigir sem CNH são os casos envolvendo carros mais frequentes de infrações de trânsito em Itaporã. Já às incidências mais comuns envolvendo motocicleta são: pilotar com viseira levantada, pilotar com calçado que não se firme nos pés, motocicleta com licenciamento vencido, pilotar sem possuir CNH.

O tenente William relembrou que em 2014 foi feita uma conscientização junto a algumas escolas do município, salientando a importância de adolescentes e crianças entender o trânsito mesmo antes de adquirirem Carteira de Habilitação. Mas ele destaca que o trabalho de conscientização dos condutores cabe à auto escola durante o Curso de Formação de Condutores. “O código de trânsito não abre brechas no sentido de ‘orientar primeiro antes de notificar’, quem tem CNH deve se lembrar das regras de trânsito que aprendeu e deve ser notificado tão logo seja constatada uma infração”, argumentou Scaramuzzi.

“Se os condutores obedecem às regras os acidentes diminuem muito. O regramento atual do trânsito foi desenhado para a obtenção da melhor relação fluidez/segurança nas vias, portanto, obedecer às regras significa conseguir chegar ao seu destino em segurança, sem arriscar sua vida e a dos demais usuários da via”, finalizou o tenente.