7 cidades onde ter luz em casa é privilégio de poucos

No Brasil de hoje é impensável que pessoas ainda vivam sem energia elétrica. No entanto, segundo dados do IBGE, 1,5% dos brasileiros não têm luz em casa. Parece pouco dada a imensidão do país, mas isso significa que 2,7 milhões de pessoas - o que equivale a toda a população de Salvador (BA) - vivem no escuro.

Apenas 170 cidades brasileiras têm fornecimento de energia elétrica em todas as casas de seus moradores. Nos outros 5.394 municípios, uma parcela da população vive no escuro, segundo dados do Censo 2010 - o mais recente sobre o assunto.

A situção é pior em 7 cidades que, segundo números do IBGE, têm menos da metade de seus domícilios com fornecimento de energia elétrica. Nelas, 25.437 pessoas vivem sem luz em suas casas.

Além da falta de energia, estas 7 cidades têm em comum o fato de terem menos de 10 mil habitantes e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo.

Uiramutã, em Roraima, é a que tem as piores condições. Na cidade, que fica nas fronteiras da Venezuela e da Guiana, 70% da população não têm luz em casa. A cidade é a que possui a maior proporção de indígenas no país.