Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, é importante a conscientização em relação ao atual momento, principalmente, diante do aumento de casos em pequenos municípios.

Boletim epidemiológico divulgado no final da manhã de hoje. / Foto: Divulgação

Com mais 23 novos exames positivos para coronavírus (Covid-19), o número de casos confirmados da doença no Estado chega a 311. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) monitora outros 32 casos suspeitos. As informações estão no boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (07.05) em coletiva de imprensa online com autoridades do Governo do Estado.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, é importante a conscientização em relação ao atual momento, principalmente, diante do aumento de casos em pequenos municípios. "O peso da máscara é menor que o do ventilador e a cama da nossa casa é mais confortável que um leito de UTI. A nossa única vacina disponível é a manutenção do isolamento social e, neste caso, a adesão de MS nos envergonha", afirmou emocionado.

Na relação de testes recentes são 6 casos em Campo Grande,  5 em Brasilândia, 4 em Guia Lopes, 1 em Sidrolândia, 1 em Coxim, 1 em Nova Andradina, 3 em Três Lagoas e 2 em Jardim. Muitos ocorreu por conta de "festinhas" ou encontros familiares, diz o secretário de Saúde, Geraldo Resende. Dourados mantém 16 casos.

Dos 311 casos confirmados em todo o Estado, 93 estão em isolamento domiciliar, 189 estão sem sintomas e já estão recuperados. Vinte e dois estão internados, sendo 14 em hospitais públicos e oito em hospitais privados. Dois pacientes internados são procedentes de fora do Estado e um é de fora do País. Foram registrados dez óbitos.

Desde o dia 25 de janeiro foram registradas 3.308 notificações de casos suspeitos da coronavírus em Mato Grosso do Sul. Destes, 2.944 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19 e 21 foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde.